Pesquisa personalizada

Apreciando pela Uol

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

essa vale a pena repetir na ítegra, o poder do boato por email, outra forma de manipular opnião

Quero agradecer aqui a Nivia do blog

Deputado ajuda a espalhar boato sobre roubo de ovos das tartarugas na margem esquerda do Rio Solimões



Raul Jungmann - falsa denúncia
O deputado federal Raul Jungmann repercute uma das maiores pragas que nas últimas semanas tem invadido sem controle as caixas postais eletrônicas: um hoax tão primário sob a forma de spam que custa a crer tenha sido publicado no site de algum ser minimamente pensante.
Pior, portador de mandato parlamentar pelo PPS pernambucano e ex-ministro do governo anterior ao do Presidente Lula.
A não-notícia é completamente estapafúrdia: refere-se a uma incerta espécie de “tartarugas de rio” e acusa de ladrões todos os moradores da extensa “margem esquerda” do Solimões. Logo ela?
Por esta lógica enviesada, tão certo quanto os gatunos amazônicos são em número bastante reduzido, para o deputado as tais tartarugas só podem ser canhotas.


O mais incrível – para não dizer cômico – é que uma das “imagens dos moradores no momento da infração”, segundo suas próprias palavras, chama mais atenção pelas gigantescas ondas que colocariam o rio Solimões em qualquer circuito do campeonato mundial de surf, do que pelo flagrante delito em si.
A densa névoa formada pelo spray das ondas quebrando não deixa dúvidas.
O deputado não precisava pagar um mico desses para tentar chamar a atenção de forma tão rastaquera. Se levasse ao pé da letra um dos slogans do seu próprio site, teria feito uma rápida pesquisa nos buscadores da rede e não daria o seu aval a essa mistificação pois chegaria facilmente à origem das matérias originais.

Raul Jungmann - ovos tartarugas rio Solimões
Como esta do jornal Al Dia, com uma profusão de fotos da praia de Ostional, onde se dá a desova das tartarugas marinhas.
Mesmo que o deputado tivesse dificuldades de compreensão do espanhol – e imagino que, de fato, as tenha -, como opção ainda haveria a possibilidade de leitura da Verdade sobre o massacre de tartarugas na Costa Rica, deste próprio blog e em bom português.
Supondo ainda tratar-se de um apedeuta nessas modernidades cibernéticas, daqueles que, quando muito, só conseguem ligar o computador, bastava que desse atenção ao alerta da sua própria leitora Vanessa.
Mas, para isto, teria de ser um pouquinho mais humilde – ou menos arrogante, como se queira. O que, definitivamente, não parece ser a principal virtude do ex-ministro.

Raul Jungmann - desmentido por internauta
Não só sacos contêm inscrições em espanhol, como também os links de acesso às imagens que aparecem nos textos alternativos durante o carregamento da página, como ocorre com o exemplo abaixo e num sem-número de outros blogs.
Acontece que no site do deputado, o recado parece ter provocado uma última atualização da matéria para a retificação dos nomes das fotos, na data e hora da postagem do comentário. Mas o conteúdo do texto – com as informações mentirosas – foi mantido inalterado.
Se ao invés de tentar tirar proveito político do hoax, o deputado oposicionista tivesse agido com a retidão que se esperaria dele, no mínimo teria contribuído para diminuir a circulação de e-mails falsos e a contaminação da blogosfera com tantas bobagens como esta.

Raul Jungmann - mentiras na Internet
Mas Raul Jungmann é sinônimo de holofotes e mídia, a qualquer custo. Nem que seja ao lado de figuras como Gabeira, Itagiba, Virgílio, Agripino, Tasso, Álvaro, Demóstenes, Heráclito e outros parlamentares com tal nível de confiabilidade.
Foi ele quem espalhou a boataria sobre um suposto confisco da poupança, que nunca se realizou. De concreto mesmo, apenas muitas denúncias de embolso irregular de grana preta, como os R$ 33 milhões do Incra.
Para ele, deve ser apenas um detalhe provocar marolas no Solimões, com a ajuda de internautas irresponsáveis, pelo menos até o ponto em que se junta mansa e lindamente ao Rio Negro, em Manaus, para formar o grandioso Amazonas.

Para concluir, o que Raul Jungmann chama de forma pouco ortodoxa de “tartarugas de rio”, referindo-se a alguma nova espécie do Solimões saída de sua imaginação rasa, na praia de Ostional responde pelos nomes de tortuga lora ou tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea).
Encerro então o capítulo com esta belíssima imagem da desova das tartarugas num dos santuários ecológicos da América Central.

Tartarugas Verde, Oliva e de Couro
ATUALIZAÇÃO EM 04/09/2010:
A assessoria parlamentar do deputado Raul Jungmann, em 03/09/2010, encaminhou e-mail que reproduzo abaixo, seguido do meu comentário.

“Cara Nívia,
realmente, o site de Raul Jungmann errou ao retransmitir a notícia do roubo de ovos de tartaruga nas margens do Rio Solimões. Mas no dia seguinte à divulgação da falsa notícia, nós a retiramos do ar,  consertamos a informação e pedimos desculpas aos nossos leitores.
Obrigado por sua atenção.

Rossini Barreira
Assessor de Comunicação”


Enfim, apenas para manter a cronologia dos fatos:
12 de setembro de 2009 – ocorre a primeira grande arribada anual das tartarugas na praia de Ostional, que é registrada em fotos pelo jornal Al Dia;
13 de setembro de 2009 – o periódico costarriquenho em sua edição online publica a matéria exaltando o Retorno por naturaleza – Las tortugas lora llegan cada año y este sábado dieron un grandioso espectáculo;
Nov/Dez de 2009 – começam a circular os primeiros e-mails acerca um pretenso roubo de ovos de tartarugas na Costa Rica;
24 de janeiro de 2010 – o Blog da Nivia questiona a veracidade dessa informação, que toma corpo na rede, no post Verdade sobre massacre de tartarugas na Costa Rica;
17 de março de 2010 - O deputado Raul Jungmann publica o hoax em seu site, com uma nova acusação: agora são os moradores da margem esquerda do Solimões quem praticam o roubo de ovos de tartarugas de rio para vender. Sob o titulo Agressão ao ecossistema do Rio Solimões o deputado informa estar solicitando ao Ministro do Meio Ambiente explicações sobre o grande desrespeito ao ecossistema na região amazônica;
17 de março de 2010 – no mesmo dia, portanto, a internauta Vanessa coloca um comentário no site do deputado considerando a matéria uma “piada” e chamando a atenção para o “mico” cometido, segundo suas próprias palavras;
Abril de 2010 – O hoax toma a forma de spam com acusações diretas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e conclama: DIVULGUE ESTE ABSURDO…!!!!!!!!!. VEJAM O QUE ACONTECE NA MARGEM DE UMA PRAIA PRÓXIMA A UM ASSENTAMENTO DO MST!!!;
26 de abril de 2010 – alertado por visitantes, o Blog da Nivia cobra responsabilidade ao deputado e internautas diante da dimensão da corrente de e-mails a invadir as caixas postais eletrônicas;
27 de abril de 2010 – o Globo Amazônia, do portal G1 (Globo.com), repercute nosso post e confirma todas as informações com matéria intitulada Mensagem com denúncia falsa sobre a Amazônia circula na internet;
06 de maio de 2010 – o portal de Raul Jungmann apaga o post e em seu lugar publica nota desculpando-se por divulgar informações equivocadas;
09 de maio de 2010 – o quadro Detetive Virtual no Fantástico, da TV Globo, apresenta reportagem sobre o assunto e disponibiliza seu conteúdo no portal do programa sob o título E-mail com fotos de roubo de ovos de tartarugas é falso;
Repare que a postagem no site do deputado Raul Jungmann foi corrigida na quinta-feira, dia 6, que antecedeu à veiculação da matéria no programa da TV Globo, no domingo, dia 9. Ou seja, após ser mantida no ar durante quase dois meses — ou 50 dias, para ser mais exata.
Daí em diante, mesmo com todos os esclarecimentos, o estrago já estava feito porque a praga virtual tomou proporções até agora incontroláveis, apesar do esforço de um grande número de internautas interessados em restabelecer a verdade factual. Como neste momento está ocorrendo novo período de desova na Costa Rica, vamos observar como irão se comportar os internautas diante do evento.

Nenhum comentário:

Dê cursos online em SUA sala de CONFERENCIA virtual e muito mais!