Este ano o exercício vai ser comandado a partir de um centro de operações renovado e modernizado, montado no Comando Operacional do Exército, em Oeiras.
O Orion 2009 culmina um ciclo de treino operacional que visa integrar as várias capacidades das unidades do Exército.
O país fictício “Condugal” vai ser o cenário operacional do maior exercício anual deste ramo das Forças Armadas, explica o Tenente Coronel Hélder Perdigão.
O objectivo passa por recriar cenários como aqueles que, muitas vezes, as missões internacionais de apoio à paz em que estão envolvidas tropas portuguesas enfrentam.
O porta-voz do Exército explica ainda que o Orion vai decorrer em três pontos fundamentais do país: Santa Margarida, Tancos e Figueira da Foz e é neste último que vai ter maior visibilidade.
A resposta à actividade hostil, incluindo acções terroristas, no cenário de guerra fictício será assegurada também por meios militares de Espanha e de Itália, bem como por equipamentos da Força Aérea. http://comandomotard.blogspot.com/2009/10/exercicio-orion-2009.html
.....
Ministro da Defesa Nacional visita Exercício Militar “Orion 08”
''As manobras militares na zona do Sabugal, envolveram todo o Exército, com ênfase na sua Força Operacional Permanente, nomeadamente, a Brigada Mecanizada, a Brigada de Intervenção e a Brigada de Reacção Rápida. O exercício “Orion 08” insere-se no quadro do planeamento e execução de operações de contenção de acções terroristas, e de ajuda em situação de calamidade pública, integrando uma Força Multinacional. Este exercício militar contou com a participação de representantes dos outros ramos e também do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).'' http://www.mdn.gov.pt/mdn/pt/Imprensa/notas/ComImp_20081014.htmE agora nesse mes....
Os serviços de emergência recriam cena de desastre de grandes proporções para o exercício de treinamento
08 setembro de 2010 Incêndio e salvamento equipes da Europa e do Oriente Médio estão participando de um grande exercício de simulação de um terremoto atingir uma cidade fictícia britânica.
O evento, um dos maiores para ter sido realizada, visa testar a resposta dos serviços de emergência do Reino Unido e outros sete países de um desastre 'impensável'.
Financiado por uma concessão de um milhão de euros da União Europeia, exercício de Orion está sendo realizada simultaneamente em Portsmouth, Hampshire e Merseyside.
Foto: Exercício Orion: Equipes de emergência de toda a Europa e Oriente Médio estão participando de um grande exercício de simulação de um terremoto atingir uma cidade fictícia da Inglaterra.
Foto: Desastres em Hampshire: O evento é um dos maiores para ter sido realizada. É que visa testar a resposta dos serviços de emergência a um desastre 'impensável'
Foto; Drill: Bombeiros em Croxteth Fire Station, em Merseyside combater um incêndio, como parte do exercício
Foto: Simulado: Uma estrada destruída é ridicularizado até dar aos trabalhadores de emergência no sentido de um verdadeiro desastre
Em Merseyside, o exercício incidirá sobre o impacto do terremoto sobre o túnel de Birkenhead.
Grupo gestor Pete Crook, de Hampshire Fire and Rescue Service, disse: "Exercício Orion está sendo deliberadamente organizadas para desafiar todas as equipas ao limite e é por isso que escolheram o cenário improvável de um terremoto, porque o Reino Unido não está habituado a tais incidentes e é, portanto, fora de todos os pressupostos de planeamento normal.
"Alguns dos participantes experimentaram em primeira mão a devastação causada por um terremoto terem respondido ao Haiti ou a Indonésia no ano passado e vi quão fácil é para serviços de emergência locais para tornar-se oprimido pela própria escala da situação que eles enfrentam."
Participarão do exercício: Hampshire Constabulary, South Central Serviço de Ambulância, Fareham Borough Council, a Agência do Ambiente, Hampshire County Council e Hampshire Fire and Rescue Service.
Foto: Nenhuma despesa poupada: Um terras helicóptero Chinook na Croxteth bombeiros com as equipes de busca e salvamento
Foto: Realista: «acidente» A está aguardando a ajuda de equipes de resgate
Enquanto isso:
Nenhum comentário:
Postar um comentário