Pesquisa personalizada

Apreciando pela Uol

domingo, 12 de setembro de 2010

Cuidado com o que seu filho vê na Tv. Teletubbies é tão prejudicial quanto videogame violento!

Finalmente um artigo bom na midea maestrean

 

Teletubbies é tão ruim para o seu filho como um videogame violento, diz psicólogo

 

Devemos evitar que as crianças com menos de três a ver televisão ou risco de danificar sua saúde.
Pode parecer chocante demais, mas, garantiu, longe de ser um reacionário, estou curtindo meu iMac novinho em folha e nós possuímos um aparelho de televisão. No entanto, não deixo meus três filhos mais jovens assistindo TV antes de três anos de idade. Deixe-me explicar porquê ...
Ao longo dos últimos dez anos eu tenho sido a recolha de dados e as minhas descobertas têm me perturbado muito - tanto como bióloga e como um pai. 
No mês passado, eu apresentei as minhas conclusões para os deputados em Bruxelas. Minha mensagem era inequívoca.
Watch out: Screen time, whatever youngsters are watching, can seriously affect their wellbeing in later years
Fique atento: o tempo de tela, o que os jovens estão assistindo, pode afetar seriamente o seu bem estar em anos posteriores
É preciso haver uma dose diária recomendada para o tempo de tela, como temos com sal e gordura, ou corremos o risco de prejudicar os nossos filhos, quando no seu mais vulneráveis. Com efeito, em 2008, o governo francês proibiu a programação destinada a crianças menores de três.
A pesquisa sugere que não é o que você vê, é que idade você começa e quanto tempo você prestar atenção para que tenha um efeito prejudicial. Em Teletubbies muitas maneiras, ou qualquer outro programa educacional para crianças, pode ser tão prejudicial fisiologicamente, como um jogo de vídeo violentos. 
Então, como é ver algo em uma tela - seja TV, DVD, jogos de computador ou a navegar na internet - têm um impacto negativo, mais do que outras atividades sedentárias, como leitura ou tricô?
É porque somos instintivamente paralisado pela televisão. Ela provoca uma resposta de orientação - a nossa sensibilidade ao movimento e mudanças súbitas de visão ou som. Estudos têm mostrado que os bebês, quando deitado de costas no chão, vai guindaste no pescoço em 180 graus para assistir. A atração que olhar para qualquer coisa brilhante e fastmoving é um mecanismo evolutivo, um instinto de sobrevivência. 
Estas imagens no gatilho da tela que os psicólogos chamam de inércia de atenção - estamos deslumbrados e não pode tirar os olhos da tela. O mesmo comportamento é observado em alguns animais. 
Mas parece que nós pagamos o preço para nos ligarmos a esses instintos primitivos.Os cientistas observaram efeitos que vão desde a libertação imediata dos hormônios no sangue, o que pode contribuir para problemas de saúde a longo prazo, para reais mudanças físicas no cérebro e distúrbios de aprendizagem. 
Physiologically damaging: Images in violent video games such as Call of Duty trigger what psychologists call attentional inertia, where we are dazzled and cannot take our eyes off the screen
Foto: Fisiologicamente prejudicial: Imagens em vídeo games violentos, como Call of Duty gatilho que os psicólogos chamam de inércia de atenção, onde estamos deslumbrados e não pode tirar os olhos da tela
Um estudo da Universidade de Florença, em 2006, de crianças de seis a 13 anos que gastaram uma quantidade média de tempo assistindo TV constatou que seus níveis de melatonina - um hormônio que nos faz dormir, mas também é importante para um sistema imunológico saudável e que regula o início da puberdade - subiu 30 por cento após uma semana sem olhar a tela. 
Se a TV não suprimissem a liberação de melatonina, isso poderia explicar por que agora  a puberdade nas meninas, em média, começa com idade entre nove anos e 10 meses - um ano mais cedo do que duas décadas atrás?
Os hormônios relacionados ao metabolismo também são afetados. Um estudo da Universidade de Sydney publicados neste verão descobriu que um grupo de 290 meninos de 15 anos, que assistiam à TV ou DVDs ou jogado jogos de computador por mais de duas horas por dia tinham níveis elevados de marcadores químicos relacionados ao desenvolvimento da doença coronariana doença cardíaca mais tarde na vida. 
E este ano a Universidade de Copenhague descobriram que pessoas que têm 45 minutos de tempo na tela do computador, posteriormente consumiu 230 calorias mais de um buffet que aqueles que não tiveram nenhum estímulo. 
Estas conclusões foram apoiadas por um estudo da Universidade de Birmingham, que encontrou as mulheres que assistiam à televisão durante as refeições eram susceptíveis de lanche mais nas primeiras horas depois. Uma teoria é que o tempo de tela, interrompe a liberação de substâncias químicas no sangue ligados à fome e saciedade. Ou talvez a memória é afetada, por isso podemos esquecer que temos comido. 
Talvez o estudo mais convincente, da Faculdade de Medicina de Dunedin, Nova Zelândia, foi publicado em 2004. Os pesquisadores acompanharam 1.000 pessoas desde a infância, há 26 anos. Eles descobriram que aqueles que assistiram mais de duas horas por dia entre as idades de cinco e 15 anos foram 15 por cento mais propensos a ter níveis elevados de colesterol no sangue. 
Esta ligação manteve-se, independentemente de outros fatores, tais como pano de fundo social, o corpo
"Cerca de 80 por cento do desenvolvimento do cérebro acontece antes que são três, e tempo de tela, nessa idade parece ser particularmente prejudicial. "
índice de massa corporal (IMC) em cinco anos de idade, o IMC de pais fumadores, pais e como ativos fisicamente as crianças foram até a idade de 15.Aqueles que não assiste TV não tem riscos para a saúde levantadas. 
tempo de tela também provoca a liberação de dopamina, uma substância química cerebral que está envolvido na aprendizagem e concentração. Quando vemos ou experimentamos algo novo, a dopamina é liberada no cérebro. Seu efeito é o de concentrar a nossa atenção.
As ondas causadas pelo tempo de tela regular pode significar que o cérebro se torna dessensibilizado, então quando a criança mais tarde tem que se concentrar em algo que não tem o mesmo efeito de hiper-estimulação - um livro ou um professor - eles acham que não podem fazê-lo. É um pouco como a maneira que aqueles que adicionar sal à comida sem sal encontrar comida tem gosto maçante. 
Cerca de 80 por cento do desenvolvimento do cérebro acontece antes que nós somos três, e tempo de tela, nessa idade parece ser particularmente prejudicial. 
No outro extremo do espectro, um estudo deste ano do Coração e do Instituto de Diabetes, em Melbourne, descobriu que cada hora diária de ver TV na idade adulta foi associado com um aumento de 18 por cento na mortalidade da doença cardíaca.Aqueles que assistiam quatro horas ou mais tinham 80 por cento mais probabilidades de sofrer uma doença cardíaca fatal. 
Com a idade de 75, o britânico médio terá gasto mais de 12 anos assistindo televisão.Aqueles com idade entre 11 e 15 passam agora 50 por cento de suas vidas de vigília - 42 horas por semana, seis horas por dia - na frente de uma tela. 
A boa notícia? Se você desligar a TV esses maus efeitos podem ser prevenidos ou revertidos. Afinal, não há riscos para a saúde a ler um bom livro.

Nenhum comentário:

Dê cursos online em SUA sala de CONFERENCIA virtual e muito mais!