Pesquisa personalizada

Apreciando pela Uol

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Crop Circles ou Círculos nas Planações, o que são como são feitos Parte I


Vocês assistiram o filme Sinais com Mel Gison? Pois bem, os sinais são os famosos círculos nas plantações ou crop circle en inglês.

A maior midia do mundo, Hollywood soube explorar muito bem os crop circles no filme, eu mesmo achei muito bom e bem feito  (um filme da Walt Disney). Se não viu vale a pena ver, pois é um filme inteligente, embora no genero de meter medo sobre a possibilidade de invasao alienígena.


"No condado de Bucks, Pensilvânia, vive Graham Hess (Mel Gibson), um viúvo com seus dois filhos, Morgan (Rory Culkin) e Bo (Abigail Breslin). Também mora com eles Merrill (Joaquin Phoenix), o irmão de Graham. Ele reside em uma fazenda e era o pastor da região, mas recusa ser chamado como padre, pois questionou sua fé desde quando sua mulher, Colleen (Patricia Kalember), foi morta ao ser atropelada por Ray Reddy (M. Night Shyamalan), um morador da região que dormiu enquanto dirigia. Repentinamente os Hess ficam bastante intrigados com o surgimento de misteriosos e gigantescos círculos, que surgem inesperadamente em sua plantação sem que haja o menor vestígio de quem os fez ou por qual motivo teriam sido feitos."

Achei um testo na internet que explica um pouco o que são os crop circles e como seriam feitos. É um testo para iniciantes, para aqueles que nunca viram nada sobre os círculos nas plantaçoes. Trouxe o testo para cá com os devidos créditos e com o tempo farei atualizaçoes preenchendo lacunas sobre esse tema que ainda é pra lá de controverso, porém belíssimo de ver, um deleite para os nossos olhos.
Parte II Teorias e efeitos sobre os Circulos nas plantações http://menulivre.blogspot.com/2010/09/teorias-e-efeitos-sobre-os-circulos-nas.html
        Parte III -  Há Crop Circles que são feitos pelos homens, pois há aqueles de  que não se sabem a origem. http://menulivre.blogspot.com/2010/09/ha-crop-circles-que-sao-feitos-pelos.html


Circulos nas Plantações

Divulgador: Maicon Maciel
 
O sol se põe em um campo no sul da Inglaterra, e quando é dia novamente, o campo foi transformado em uma enorme obra de arte. Uma parte da plantação foi esmagada formando círculos, anéis e outras formas geométricas complexas. Mas quem fez isso?
Será que os círculos nas plantações são feitos por alienígenas? Será que são um fenômeno natural, criado por correntes de ar carregadas de eletricidade? Ou são simplesmente trotes elaborados de alguns brincalhões talentosos? Há muitas teorias à disposição, mas a verdade permanece indefinida.

Formação descoberta em Tan Hill em Wiltshire, Inglaterra
Neste artigo, investigaremos o fenômeno dos círculos nas plantações: o que são, onde podem ser encontrados, como são feitos (informações de pessoas que dizem criá-los) e como os pesquisadores estão estudando este fenômeno - em um grande esforço para separar o sobrenatural do científico.
 


Os círculos nas plantações são desenhos que aparecem em campos. O desenho é criado através do esmagamento de certas áreas das plantações, enquanto outras são deixadas intactas. A extremidade é tão perfeita que parece ter sido feita com uma máquina. Mesmo tendo sido curvadas, as hastes não são danificadas. Na maioria das vezes, a plantação continua a se desenvolver normalmente.
Às vezes, os desenhos são círculos simples. Em outras ocasiões, são desenhos elaborados com várias formas geométricas interconectadas.







Esta formação de "labirinto ótico", perto da Floresta Savernake em Wiltshire, consiste de 180 elementos separados, em pé e achatados, em uma área de 
60 metros de diâmetro

Os fazendeiros relatam encontrar círculos estranhos em seus campos há séculos. O relato mais antigo de um círculo na plantação data de 1500. Uma gravura em madeira do século XVII mostra uma criatura diabólica fazendo um círculo na plantação. As pessoas que viviam nessa área chamavam a criatura de "diabo ceifador".
Em uma edição de 1880 do jornal "Nature", o cientista amador John Rand Capron relatou uma formação perto de Guildford, Surrey, no sul da Inglaterra. Ele descreveu sua descoberta como "um campo de trigo consideravelmente destruído, não totalmente, mas em pedaços, formando, quando se vê à distância, manchas circulares". Ele continuou: "Eu não pude rastrear no local qualquer circunstância que esclarecesse as formas peculiares daqueles pedaços no campo. Eles me sugeriram alguma ação ciclônica do vento".

Os relatos de círculos nas plantações eram esporádicos até o século XX, quando os círculos começaram a aparecer nos anos 60 e 70 na Inglaterra e nos Estados Unidos. Mas o fenômeno não ganhou atenção até 1980, quando um fazendeiro no Condado de Wiltshire, Inglaterra, descobriu três círculos, cada um com 18 metros, em suas plantações de aveia. Os ufólogos e a mídia foram à fazenda, e o mundo começou a tomar contato com os círculos nas plantações.

Nos anos 90, os círculos nas plantações já tinham se tornado uma atração turística. Apenas em 1990, mais de 500 círculos apareceram na Europa. Nos anos seguintes, houve milhares. Vieram visitantes do mundo inteiro para vê-los. Alguns fazendeiros até cobraram entrada para suas atrações misteriosas.

Os círculos das plantações não são apenas círculos, eles podem aparecer em muitas formas diferentes. O círculo na plantação mais básico (e mais comum) é o círculo único. Os círculos podem aparecer em conjuntos de dois (pares), três (trios) ou quatro (quádruplos). Os círculos também podem estar circundados por um anel externo fino .
 


As hastes dentro do círculo são curvadas no que é conhecido comodesenho em redemoinho, e os círculos podem girar no sentido horário ou anti-horário. Em desenhos com vários círculos, um pode girar no sentido horário e um outro no anti-horário. Mesmo um único círculo pode conter duas "camadas" de hastes, cada uma girando em uma direção diferente. Os círculos nas plantações podem variar de alguns centímetros a algumas centenas de metros. A maioria dos círculos antigos eram desenhos circulares simples. Mas depois de 1990, os círculos tornaram-se mais elaborados. Esses desenhos mais complexos foram chamados pictogramas. As plantações podem ser feitas para ter qualquer aparência: rostos sorridentes, flores ou até mesmo palavras. Os círculos nas plantações são às vezes desenhos únicos, mas também podem ser baseados em motivos antigos.
 

Alguns dos desenhos mais sofisticados são baseados em equações matemáticas. O astrônomo e antigo professor da Universidade de Boston, professor Gerald S. Hawkins estudou vários círculos nas plantações e descobriu que as posições dos círculos, triângulos e outras formas foram escolhidas com base em relações matemáticas específicas. Em um desenho com um círculo externo e um interno, a área do círculo externo era exatamente quatro vezes a do interno. A precisão das formas indica que quem quer que tenha feito os círculos tem um conhecimento complexo degeometria Euclidiana (a geometria de uma superfície plana introduzida pelo matemático Euclides, de Alexandria).
Alguns círculos têm linhas finas que se distanciam deles. Estas linhas, chamadas pontas, na verdade não fazem parte do círculo. São criadas pelo trator do fazendeiro.

Em 1987, a mensagemWEARENOTALONE apareceu em uma plantação ("nós não estamos sozinhos"). Os céticos argumentaram que se a mensagem tivesse sido feita por alienígenas, seria YOUARENOTALONE ("vocêsnão estão sozinhos").Os apaixonados pelos círculos nas plantações entitulam-se cerealogistas - de Ceres, deusa romana da agricultura. A maioria dos cerealogistas (ou "croppies", como também são chamados) acredita que os círculos nas plantações são o trabalho de extraterrestres ou de vórtices de plasma. A maioria dos círculos está concentrada no sul da Inglaterra, principalmente nos condados de Hampshire e Wiltshire. Muitos deles foram encontrados perto de Avebury e Stonehenge, dois locais místicos onde existem grandes monumentos de pedra.



orém, os círculos nas plantações não estão confinados à Inglaterra. Foram localizados nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Índia e em outras partes do mundo.
A "época" dos círculos nas plantações vai de abril a setembro, o que coincide com a época do crescimento. Os círculos tendem a ser criados à noite, escondendo seus criadores (humanos ou não) dos olhos curiosos.
Os desenhos nas plantações podem ser encontrados em campos de trigo, milho, aveia, arroz, sementes de colza, cevada, centeio, tabaco e até mesmo ervas daninhas. A maioria dos círculos é encontrada em áreas mais baixas próximas a montanhas íngremes, o que pode explicar a teoria dos ventos sobre sua criação.

No Brasil
Circulo aparece em SC

Se os desenhos em plantações já foram encontrados em várias partes do mundo, parece que pelo Brasil eles nunca fizeram muito sucesso. Há relatos sobre um desenho desses encontrado em Boca do Acre, no Amazonas, mas que não apresenta as mesmas características que intrigaram os cientistas. De fato, esse desenho parece mesmo é coisa de alienígena amador.

Fonte


Nenhum comentário:

Dê cursos online em SUA sala de CONFERENCIA virtual e muito mais!