Veja, fotos do LHC
No youtube tem muitos videos sobre o LHC, escolhi alguns para vocês verem:
"Os cientistas Walter Wagner e Luiz Sancho acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra. Para tanto, corre um processo na corte do Havaí tentando impedir a experiência, até que haja uma total comprovação de que não haja riscos. Outrossim, acusa-se o CERN de não ter realizado os estudos de impacto ambiental necessários. No entanto, apesar das alegações de uma suposta criação de um buraco negro, o que de fato poderia ocorrer seria a formação de strange quarks, possibilitando uma reação em cadeia e gerando a matéria estranha, esta possui a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, logo gerando uma reação em cadeia na qual todo o planeta seria transformado em uma espécie de matéria estranha."
"LHC Grande Colisor de Hádrons "
''LHC - Buraco Negro, Perigos do Acelerador nuclear.
LHC - Perigos do Acelerador nuclear de partículas.
Experimento com o super acelerador de partículas sera retomado apos vazamento de gás nos resfriadores do túnel de 27 Kilometros, onde as partículas de íons são aceleradas a uma velocidade próxima a da luz
W1TV Mystery Hunter.''
http://w1tv.sites.uol.com.br
CERN, Acelerador LHC - 2009 será o ano da pesquisa !
Agora a notícia de hoje:
"Cern fechará aceleradores em 2012"
Foto: Acelerador de partículas LHC, do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear
O CERN opera uma rede de aceleradores, entre os quais o LHC, o maior do mundo, inaugurado dois anos atrás, a fim de testar previsões sobre física de alta energia.
O CERN havia anunciado anteriormente que o LHC não operaria em 2012 "por motivos puramente técnicos". Informou agora que todos os seus outros aceleradores também serão fechados em 2012, para permitir concentração de recursos nas pesquisas mais críticas.
"Todo o complexo de aceleradores do CERN agora se unirá ao LHC em uma paralisação de um ano", informou a organização em comunicado. "A direção do CERN considera que esse seja um bom resultado para o laboratório, dado o ambiente econômico atual."
Cientistas e técnicos realizaram um protesto diante do principal edifício do CERN, na fronteira entre França e Suíça, perto de Genebra, no mês passado, contra a possibilidade de cortes de orçamento.
As contribuições governamentais reduzidas fazem parte dos esforços dos governos europeus para reduzirem os gastos não essenciais, depois da crise financeira mundial. Os cientistas afirmam que cortes nos orçamentos de pesquisa reduzirão a inovação e a criação de empregos, prejudicando a recuperação econômica no longo prazo." Fonte
Buraco negro destruindo uma estrela
Animação de um buraco negro destruindo uma estrela.
''Fim do mundoApesar da frustração dos alarmistas de plantão, que acreditavam que a colisão entre os prótons criaria um pequeno buraco negro com consequências catastróficas para a humanidade, alguns ainda mantêm a esperança de que o pior ainda esteja por vir." fonte
''Finalmente a Grande Máquina funciona! Após várias tentativas, alguns fracassos, e muitos milhões gastos, cientistas responsáveis pelo maior colisor de partículas do mundo (o LHC) informaram ontem, terça-feira dia 30/03/10, que conseguiram desencadear choques de prótons geradores de uma energia recorde, a uma velocidade próxima à da luz, com o objectivo de recriar condições similares às do Big Bang, a grande explosão que deu origem ao universo.''Fonte
LHC 2010 - Big Bang é recriado em laboratório, perigo de buraco negro é afastado
30/03/10 - 21h29 - Atualizado em 30/03/10 - 21h29
Cientistas recriam o Big Bang em laboratório
A experiência foi feita no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, que fica na fronteira da Suíça com a França. Foi como assistir ao nascimento do mundo.
Cientistas na Europa alcançaram um feito histórico nesta terça. Eles recriaram em laboratório a explosão que teria dado origem ao universo.
Cientistas têm todos os motivos do mundo para comemorar e não é para menos, afinal, reproduziram em laboratório um mini Big Bang, a explosão que teria dado origem ao universo.
A experiência foi feita no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, que fica na fronteira da Suíça com a França. A 100 metros da superfície, está o túnel circular que tem 27 quilômetros de comprimento.
Foi nesse túnel que os cientistas aceleraram prótons, partículas mínimas que formam os átomos, a uma velocidade próxima à da luz: quase 300 mil quilômetros por segundo. Quando os prótons se chocam, surgem partículas menores ainda e são essas partículas elementares da matéria que os cientistas querem estudar.
A gente pode até dizer que foi como assistir ao nascimento do mundo. Muitas pessoas eram contra essa intenção dos cientistas de ''brincar de Deus'' porque temiam que o choque de partículas poderia criar um buraco negro, capaz de engolir tudo em volta dele.
Felizmente, nada disso aconteceu. E tudo indica que em breve o mundo começará a tirar proveito de mais esse avanço da Ciência.
Nos próximos dois anos, os pesquisadores vão usar o acelerador gigante para tentar comprovar a existência de uma nova partícula, Bóson de Higgs, também chamada de a Partícula de Deus, porque seria a responsável pela criação das estrelas e planetas.
O Bóson de Higgs confirmaria a teoria do Big Bang. Isso pode ajudar os cientistas a entender a nossa origem.
Cientistas brasileiros da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, da Universidade do Estado de São Paulo e da Federal do ABC participam do projeto e vão analisar os dados obtidos pelo acelerador de partículas.
Um comentário:
Obrigada pela ligação, e também pela informação relativa ao fim (?)das experiências em 2012.
Abraços
Maria Lynce
Postar um comentário