Pesquisa personalizada

Apreciando pela Uol

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Se lembra de Rain Man? A doença dele chama-se Savant



Essa doença conhecida por Síndrome de Savant ainda é um mistério para a medicina!

- Kim Peek sabe de cor mais de 7500 livros.
- Alonzo Clemons cria réplicas perfeitas de cera de qualquer animal, estátuas em bronze são vendidas dando-lhe muita fama.
- Leslie Lemke, nasceu com deficiência cerebral e ficou totalmente cego devido ao glaucoma, tocou com perfeição o Concerto nº 1 para piano de Tchaikovsky, depois de ouvi-lo uma única vez aos 14 anos, ficou famoso fazendo muitos shows beneficentes.
- Ellen Brodreaux, coisa rara entre pessoas do sexo feminino, é outra Savant cega que toca piano extraordináriamente, apenas ouvindo a música um vez.


Kim Peek foi a inspiração para o personagem Raymond Babbit, representado por Dustin Hoffman 1988 no filme Rain Man.

Os portadores de Síndrome de Savant podem decorar livros e mais livros depois de apenas uma leitura ou mesmo tocar música com perfeição logo após ouvi-la uma vez. Ao mesmo tempo possuem sérios défices de inteligência, uma enorme inabilidade para falar e para relacionar na sociedade.

Dez por cento dos autistas podem ter a Savant e também dois por cento daqueles que sofreram algum dano cerebral em acidentes ou por doenças.

Os possuidores dessa síndrome conseguem desenvolver algum tipo de habilidade excepcional, possuem uma memória espetacular mas não sabem o que fazer com o que memorizam e a ciência não sabe explicar o fenômeno.

Foi o médico Langdon Down que descreveu pela primeira vez a síndrome de Down e também foi ele quem primeiro descreveu os possuidores do Savant, na época ele os chamou de 'idiotas sábios'

Cientistas crêem que a síndrome tem a ver com algum tipo de dano no hemisfério esquerdo do cérebro que então forçaria o lado direito a compensar essa falha. Aparelhos como a tomografia computadorizada, ressonância magnética tendem a reforçar essa teoria.


Wikpédia: Sinópse do filme Rain Man

"Conta a história de Charlie Babbitt, um jovem que viaja à um hospital psiquiátrico para tentar descobrir quem é o beneficiário da fortuna que seu pai deixara ao falecer, já que para Charlie ele deixara apenas rosas premiadas e um carro. Ao chegar ao hospital, Charlie descobre que o beneficiário é Raymond, um irmão mais velho autista de quem nunca ouvira falar. Para garantir o dinheiro da herança, Charles se aproxima de Raymond, disposto a brigar judicialmente pela guarda legal do irmão. Os dois então viajam pelo país, conhecendo-se e aprendendo a conviver, e passando por inúmeras dificuldades. Aos poucos, o laço entre os dois irmãos ganha força e o dinheiro deixa de ser importante."

***
Veja o video onde mostra Stephen Wiltshire um passeio de helicóptero e depois desenha a cidade que viu do alto, ele tem uma capacidade incrível de memorizar os traços de uma cidade inteira, basta apenas observá-la por breve tempo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Incrível esse vídeo !!! Quando vi o filme rain man achei bom mas fantasioso...agora é que to vendo que realmente existem pessoas como o rain man...

luizinha disse...

Assisti a um documentário no Discovery sobre essa doença, e me interessei em pesquizar, mas pelo jeito pouco se sabe a respeito...
Após ter visto o filme RAI Man, já havia me interessado. DEPOIS DO DOCUMENTÁRIO FIQUEI SABENDO O NOME, mas infelizmente, não encontrei mais nada, a não ser este artigo...

Dê cursos online em SUA sala de CONFERENCIA virtual e muito mais!