Pesquisa personalizada

Apreciando pela Uol

domingo, 7 de setembro de 2008

Semelhanças entre fãs de música clássica e de heavy metal

Um estudo que analisa a relação entre gosto musical e personalidade sugere que há semelhanças entre fãs de música clássica e aqueles que gostam de heavy metal.

A pesquisa, realizada na Universidade Heriot Watt, em Edimburgo, na Escócia, entrevistou 36 mil pessoas. Os pesquisadores fizeram perguntas sobre características da personalidade de cada participante e pediram para que os voluntários avaliassem 104 estilos musicais.

Os resultados sugerem, por exemplo, que fãs de jazz são criativos e extrovertidos, enquanto aqueles que gostam de música pop tendem a ter pouca criatividade.

Segundo o professor Adrian North, que liderou o estudo, a surpresa foi descobrir semelhanças na personalidade de fãs de música clássica e heavy metal.

"São pessoas muito criativas, introvertidas e de bem consigo mesmas, o que é estranho. Como você pode ter dois estilos tão distintos com grupos de fãs tão parecidos?", afirmou North.

Ele ressalta que uma das explicações pode ser o "aspecto teatral desses estilos, que são dramáticos".

"As pessoas em geral têm um estereótipo sobre os fãs de heavy metal, acham que eles têm tendência suicida, são deprimidos e representam um perigo para si e para a sociedade em geral. Na verdade, são pessoas bem delicadas", afirmou

Relação

De acordo com North, a pesquisa pode ser muito útil para a indústria fonográfica e para quem trabalha com marketing.

"Se você sabe a preferência musical de uma pessoa, pode dizer que tipo de personalidade ela tem e para quem deve vender", disse North.

"São implicações óbvias para a indústria da música, que está preocupada com a queda da venda de CDs."

[Recebi por email, achei curiosa essa notícia]

3 comentários:

Jhennifer Cavassola disse...

Aff que semelhança é essa? Estou curiosa, vou ler rss.

Anônimo disse...

Eu te digo a semelhança...

Fora adolescentes metidos a revoltados(que não entendem nada do verdadeiro metal)...

a grande maioria dos fãs de metal são pessoas cultas, com conciência crítica... e sim muitos não só se parecem com os fãs de música clássica como tbm o são...

Escute um pouco de Metal Melódico, como Nightwish(formação antiga)... onde a vocalista era a Tarja(uma das 100 melhores cantoras líricas do mundo)...

A supor pelo teu comentário jhennifer, vejo que é muito ignorante e não conhece nada de música... nem de metal, nem de clássica... tenho pena de ti...

sonialotus disse...

Para João

que bom que vc pode contribuir para mostrar o lado melhor do melhor do metal... mas, querido, a jhennifer nao é uma ignorante, ela pode desconhecer de metal, como vc fala,... eu tambem nao conheço muito, a nao ser o que ouço por aí... entendo mais de musica clássica, por ter tido um pai que a houvia sempre, por isso eu houvi muisa classica a vida toda... vc sabe que a maioria esmagadora dos brasileiros nao conhecem musica classica, e que no geral se fala mau do metal, como por exemplo se falou mau dos hyppies, dos beatlos, dos artistas em geral, dos homossexuais, ou hoje em dia do pank, do funk... enfim, sempre haverá gente falando mau de gente, ou de coisas que gente faz... se a jheniffer fosse uma ignorante, nao iria ler, ela foi ler porque é culta, quer se informar... tem curiosidade e ainda é uma moça de tenra idade...

pense, foi um espaço para pessoas como vc faça os outros conhecerem o lado bom do metal, diminuir o preconceito que existe... poderia falar mais do que vc conhece, como nome dos cantores, compositores, e as boas curiosidades, enfim, mais, mais contribuiçao boa, espero isso de voce!

eu mesma gostaria que vc nos contasse mais coisa legal a respeito... vc ou qualquer conhecedor do assunto, que infelizmente eu nao sou, apesar de ter estudado um pouquinho de música, sou bem ignorante no assunto, nao tenho ouvido musical, mas adoro ouvir musica que me faz bem a alma, nesse ponto sou eclética, se minha alma gosta, nao importa que estilo seja... o que importa é que faz bem ouvir...
as coisas tb mudam com a idade, mais nova eu nao via graça em ópera, hj eu vejo... embora ver ou ouvir cantores de ópera tenha sido coisa rara na minha vida, mas se eu for convidada, se eu tivesse como ir a um teatro para assistir uma ópera de caba a rabo, eu iria...

pense, a vida é muito diversificada, nao dá tempo de se saber de tudo, nao se pode ir a todos os lugares,... entao cada um tem sua propria experiencia de vida...

de coraçao quero te agradecer por incrementar o post, por comentar coisas que eu tb nao sabia, por dividir seu conhecimento conosco...

Dê cursos online em SUA sala de CONFERENCIA virtual e muito mais!