Pesquisa personalizada

Apreciando pela Uol

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Curiosidades: Festival do Cinema Brasileiro de Gramado

- Ao chegar ao topo da Serra Gaúcha, imigrantes italianos e alemães e tropeiros encontravam um campo de grama macia que servia de repouso. De acordo com historiadores, este local foi responsável pelo batismo do nome da cidade.

- Oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema/Inacen em janeiro de 1973, o Festival do Cinema Brasileiro de Gramado teve seu ponto inicial nas mostras promovidas durante a Festa das Hortênsias, entre 1969 e 1971.

- O 1º Festival do Cinema Brasileiro de Gramado ocorreu de 10 a 14 de janeiro de 1973. Nesse ano, o Kikito de Melhor Filme foi para Toda Nudez Será Castigada, dirigido por Arnaldo Jabor

- O Kikito, troféu entregue aos ganhadores do festival, foi criado por Elisabeth Rosenfeld para a 1ª Feira Nacional de Artesanato, em 1972.

- Elisabeth Rosenfeld morreu em 24 de janeiro de 1980.

- O troféu do festival mede 33 cm de altura e foi confeccionado em madeira de imbuia até o ano de 1989. A partir de 1990, passou a ser feito de bronze. 

- Desde sua criação, o Kikito tem sido confeccionado pelo escultor Orival da Silva Marques, o "Xixo", que trabalhava com Elisabeth nos primeiros anos do festival.

- Em Gramado, a partir de 1976, o Festival de Super 8 foi um dos fatores que estimularam os gaúchos a desenvolver um forte núcleo cinematográfico. O festival é exibido paralelamente à competição oficial no Festival do Cinema Brasileiro de Gramado até hoje.

- Em 1992, latino-americanos passaram a ser aceitos na programação; outros trabalhos de língua latina também passaram a participar a partir de 1999.

- Em 2001, os brasileiros começaram a concorrer em uma categoria separada.

Por Angélica Bito

Leia mais sobre o Festival

Um comentário:

Jhennifer Cavassola disse...

Só em ser dirigido por Arnaldo Jabor já é ótimo!!

Tenho muita vontade de conhecer Gramado, quem sabe esse ano eu apareça por lá. beijos

Dê cursos online em SUA sala de CONFERENCIA virtual e muito mais!