Pesquisa personalizada

Apreciando pela Uol

sábado, 23 de agosto de 2008

Conceito de Literatura

Geralmente quando se fala não se preocupa muito com as palavras, porém na escrita é diferente. As palavras possuem significados que podem ser extrapolados e a Literatura explora essa possibilidade. assim quem escreve manipula o uso das palavras buscando um efeito para além do significado básico das palavras usadas, incrementando o uso do imaginário.

Sabemos que uma obra literária é fruto da imaginação de seu escritor, ele capta o real, explora as palavras submetendo-as a semântica, a fonética e ao nível sintático. A Literatura surge do impulso artístico sendo a plavra e a liguagem as suas ferramentas.

Literatura pode ser entendida como a arte de compor ou estudar os escritos artísticos, o exercício da eloquência e da poesia, o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época, e a carreira das letras. Literatura vem do latim "litterae" que signifca "letras". O que torna um texto ser classificado de literário é a idéia de estética. Quando produz um efeito estético proporcionando prazer e emoção no leitor.

"A Literatura é a expressão da sociedade, como a palavra é a expressão do homem.”  Louis de Bonald, (pensador e crítico do Romantismo francês, início do século XIX)

“A Literatura obedece a leis inflexíveis: a da herança, a do meio, a do momento.” Hypolite Taine, (século XIX)

“O poeta sente as palavras ou frases como coisas e não como sinais e a sua obra como um fim e não como um meio; como uma arma de combate.” Jean-Paul Sartre

“A obra literária não é pura receptividade imitativa ou reprodutiva, nem pura criatividade espontânea e livre, mas «expressão» de um sentido novo, escondido no mundo, e um processo de construção do objeto artístico, em que o artista colabora com a natureza, luta com ela ou contra ela, separa-se dela ou volta a ela, vence a resistência dela ou dobra-se as exigências dela. [...]. O artista é um ser social que busca exprimir seu modo de estar no mundo na companhia de outros seres humanos, reflete sobre a sociedade, volta-se para ela, seja para criticá-la, seja para afirmá-la, seja para superá-la.” Marilena Chauí, (Convite à Filosofia)

"A literatura é como o sorriso da sociedade. Quando ela é feliz, a sociedade, o espírito se lhe reflete nas artes e, na arte literária, com ficção e com poesias, as mais graciosas expressões da imaginação. Se há apreensão ou sofrimento, o espírito se concentra, grave, preocupado, e então, histórias, ensaios morais e científicos, sociológicos e políticos, são-lhe a preferência imposta pela utilidade imediata."  Afrânio Peixoto, (Panorama da Literatura Brasileira)

Nenhum comentário:

Dê cursos online em SUA sala de CONFERENCIA virtual e muito mais!