Pesquisa personalizada

Apreciando pela Uol

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Indagando a OUVIDORIA DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RESPOSTA POLITICAMENTE CORRETA, SE NÃO COBRARMOS, NADA MUDA.
A MUDANÇA SÓ ACONTECE DE BAIXO PARA CIMA.
A HISTÓRIA CONTINUA....


RESPOSTA DA OUVIDORIA DO ESTADO RJ

De: OUVIDORIA
Data: 22/10/2009 11:42:42
Para: sf@yahoo.com
Assunto: Re: INDAGAÇÃO


“Sra. SSF, boa tarde e obrigado pela mensagem remetida a esta Ouvidoria da Polícia (OPERJ).

Realmente, vivenciamos um índice elevado de criminalidade violenta, num ambiente marcado por instabilidade de expectativas negativas, tais como ser uma potencial vítima de roubo, furto, seqüestro (...).

Insta acentuar que desde os primeiros dias deste Governo, a segurança pública é questão fulcral.

Investimentos na qualificação profissional do policial, fortalecimento das Corregedorias e desta OPERJ são algumas iniciativas que devem ser observadas.

É claro que as dificuldades são enormes, principalmente em virtude dos equívocos ocorridos no passado.

Mudanças de gestão da segurança pública estão sendo realizadas, além do aprimoramento das políticas preventivas (vide comunidades da Dona Marta, Batan e outras).

Encontramos um locus em que não se premiavam os bons resultados, inexistiam estímulos para a qualificação profissional e para o uso de tecnologias modernas.

Paralelamente, buscamos a colaboração do setor privado e da sociedade civil nessa empreitada.

De fato, não vamos resolver o problema da criminalidade violenta da noite para o dia, mas estamos trabalhando com afinco no intuito de reduzi-la para um nível razoável de tolerância.

A propósito, elaboramos novos indicadores de desempenho policial, que serão utilizados nas avaliações dos desempenhos de Delegados de Polícia e Coronéis da Polícia Militar.

Atenciosamente”,



Luís Sarti Neto

Delegado de Polícia

Mat. 815.880-0
----- Original Message -----
From: sf@yahoo.com
To: ouvidoriadapolicia@proderj.rj.gov.br
Sent: Monday, October 19, 2009 1:52 PM
Subject: INDAGAÇÃO



Fale Conosco da INTRANET-RJ

Nome: S S F

Email: sf@yahoo.com

Sexo: Feminino

Côr: Parda

Estado Civil: Casado

Escolaridade: Superior

Assunto: INDAGAÇÃO

Mensagem:

À OUVIDORIA DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Sou uma cidadã, moradora de um subúrbio da zona norte há quase 60anos. Poderia, no momento, efetuar várias reclamações e ou sugestões que somente entrariam nas estatísticas dos relatórios e fim. Porém, como leiga, tenho algumas indagações e gostaria de receber uma resposta a altura do nome da Instituição. Referente ao episódio do último final de semana na cidade olímpica, noticiado no mundo todo:
1º)Como essas armas e equipamentos de propriedade pública chegam aos morros?

2º)É comprovado tecnicamente pelos orgãos competentes que o comando do morro não está no morro. É também exposto pela mídia de onde parte as ordens. É sabido também que essas ordens estão além dos presídios. O que é feito com essas informações?

3º)Desculpem a ignorância, mas se sabemos que o plano de execução (ordem) parte dos presídios estaduais e federais(tenho muita dificuldade em entender que se permita isso).De onde está vindo o plano estratégico para o tráfico de armas de propriedade de órgãos cuja função é oferecer segurança??

4º) Assistimos algumas situações de muita competência(eficiência e eficácia)que nos dá a sensação de termos realmente serviço público para o público por parte das polícias.Em contrapartida, ao mesmo tempo, nos horrorizamos com declarações e ações que nos ofendem, nivelando toda a sociedade por baixo, rotulando todos de imbecis e é nesse momento que lamentamos. Não há como reverter esse quadro? Se há, porque não agir com e para a sociedade sem meios termos ou subterfúgios?

5º) Não há realmente condições de se fazer o que já se sabe que é preciso?

6º) Precisamos esperar mais o quê?

7º) O secretário desde que assumiu, declara da necessidade do contingente maior, da remuneração, da capacitação. enfim das ferramentas que ele considera essenciais para o resultado. Mas gostaria de saber na capacitação, se educam o homem para o homem e não só para o seu “desempenho”(talvez tenhamos algumas respostas, inclusive para 1ª indagação).

8º) Nós precisaremos ficar a mercê de filmes, internet para tomar conhecimento das situações contra e a favor da sociedade e das instituições (tropa de elite I, II, III...... e afins)

9º) Idem com as drogas. Bom, poderia ficar indagando até terminar os caracteres permitidos e continuar em outras mensagens. Preocupação de leiga, mas direito de cidadã.

Desde já, grata aos técnicos que com certeza sabem todas as respostas e podem inclusive instruir toda a população. Preferimos acreditar que tudo é sério. Que a competência de planejar, de conseguir essa quantidade de armas, drogas, de derrubar helicópteros, incendiar veículos, de aterrorizar a população do RJ, etc, etc, etc,.... parte de um grupo de imbecis presos(?) comando A,B,C..) que sequer tiveram educação? escolaridade? ensino médio??? ou será que alguns passaram por alguma universidade?(o que não quer dizer competência, autonomia, cidadão político, homem ético) mas competem com as autoridades em condições de superioridade? Segundo o governador vamos continuar com os "enfrentamentos necessários" para acabar com a bandidagem. Que bom!!! Ajudem-nos a entender para caminharmos ao lado dos nossos servidores. FUNCIONÁRIO PÚBLICO NÃO É PARA SERVIR AO PÚBLICO (SOCIEDADE)?

Nenhum comentário:

Dê cursos online em SUA sala de CONFERENCIA virtual e muito mais!