Pesquisa personalizada

Apreciando pela Uol

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Obama nao queria que agentes da CIA fossem Julgados - e cria o HIG

Terrorismo: Obama cria unidade de elite para interrogatórios

O presidente norte-americano Barack Obama decidiu criar uma unidade especial que ficará responsável pelos interrogatórios de suspeitos de terrorismo. Esta informação foi conhecida no mesmo dia em que se ficou a saber que alguns funcionários da CIA correm o risco de ir a julgamento.

Barack Obama deu autorização para a criação de uma unidade de elite que será responsável pelos interrogatórios dos principais suspeitos de terrorismo.

A notícia foi avançada esta segunda-feira pelo Washington Post, que cita altos responsáveis da Administração norte-americana. Segundo este diário, a decisão de Obama vem na sequência dos esforços do Presidente norte-americano para reorganizar a política dos Estados Unidos, no que diz respeito à detenção e ao interrogatório de suspeitos de terrorismo.

Esta nova unidade vai chamar-se de High-Value Detainee Interrogation Group (HIG) e vai ser composta por peritos das diferentes agências e organismos responsáveis pelo cumprimento da lei. Este grupo vai ser supervisionado pelo Conselho Nacional de Segurança e colocado sob o controlo directo da Casa Branca.

A criação deste grupo vai retirar assim alguns poderes à CIA, cujos métodos de interrogação têm vindo a ser postos em causa.

Segundo o jornal espanhol 20minutos, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos recomendou esta segunda-feira que se investiguem pelo menos uma dezena de casos de supostos abusos e maus-tratos a detidos, por parte de agentes da CIA.

Este tem sido um tema que já provocou uma pequena crise dentro da Administração Obama. Há uns meses, o presidente norte-americano anunciou que ninguém iria ser julgado por alegados abusos, justificando esta medida com a necessidade do país avançar e de deixar para trás de uma vez por todas as decisões de George W. Bush.

Mas Eric Holder, procurador-geral norte-americano, teve acesso a documentos que falam de abusos físicos, psicológicos e até de algumas mortes de detidos que estavam sob custódia de agentes americanos. Foram descobertas ainda várias práticas que são consideradas pela própria administração Obama como tortura e por isso pede a reabertura de alguns casos.

Rui Maia Pinto

Fonte (recomendo): http://tvnet.sapo.pt/noticias/video_detalhes.php?id=47652

Nenhum comentário:

Dê cursos online em SUA sala de CONFERENCIA virtual e muito mais!