A Liberdade vai se mostrar dentro das relações entre as pessoas e essa é uma condição para o crescimento de crianças e de individuos, que deve ser entendida como a capacidade de realização pessoal que o individuo tem atraves de sua psique, ou de sua mente. Isso vai trazer a autonomia e o reconhecimento do seu prórpio potencial e capacidade de se atualizar perante os fatos correntes da vida e com isso a realização de suas necessidades.
A satisfaçaos de necessidades é o ponto x da questão, não pode ter individuo feliz se nao souber conquistar sua satisfaçao Este é o maior desafio da psicologia, isso é o que ela como ciência na prática deve ajudar ao ser humano. O individuo precisa ter ou tomar sua inicativas para que supere as adversidades e conquiste assim sua autonomia e realização. Vão haver tentativas de buscas, ensaios e erros, mas o importante é que o saldo seja positivo para a sanidade mental da pessoa.
Por exemplo se a pessoa não está conseguindo isso sozinha, um bom acompanhamento psicologico, psicoterapia, que coloque o cliente em contato com suas potencialidades, vai facilitar ao paciente a ter mais coragem de experimentar sua liberdade de ação, pois a boa psicoterapia seria uma boa comunição entre o interior das pessoas envolvidas, tambem criaria o comunicação interior dentro do própio individuo que passa a se ouvir, a prestar atençao em si mesmo e a se dar o valor que a liberdade de açao e de expressão lhe confere.
Nós possuímos recursos para a auto-compreensão e também para modificar auto-conceitos, atitudes e o comportamento autônomo. Tais recursos serão ativados quando há um clima de atitudes psicológicas facilitadoras.
o importante é ensejar condições que possibilitem o indivíduo ser livremente beneficiado pelo encontro interior desses recursos de auto-compreensão que contribuem para a efetiva modificação dos seus auto-conceitos, atitudes e comportamento.
O que importa é produzir condições ao indivíduo se livremente beneficiado, uma vez que ele encontre recursos como ser capaz de se auto-compreender, podendo assim compreender e efetuar a modificação de suas idéias, auto-conceitos, e comportamentos, agir livremente, baseado na sua percepção de si próprio e agir com segurança em suas atitudes.
Temos que ter a consciência de somos livres inclusive para mudarmos atitudes.
A Psicoterapia pode ajudar na descoberta da capacidade inerente e da liberdade em modificar para melhor. a Educação tambem deveria primar por tal, nas Escolas e até nas Universidades, um clima de liberdade e de aceitação dos pontencias dos outros deveria ser a tônica geral.
Talves o grande sucesso de livros de auto-ajuda seja por considerarem que o ser humano traz essas potencialidades dentro de si e não sabem pôr para fora, não dão o devido valor para se utilizar de suas capacidades inerentes a si próprios, nem a educação como um todo desperta para tal realidade.
A essência da liberdade atua a partir de dentro, dessa compreensão, tão pouco reconhecida.
Um comentário:
Costumo dizer que me sinto prisioneira de minha própria ânsia de liberdade! Liberdade, liberdade, só os passaros realmente as têm. Com todas essas regras, toda sociedade em cima é pouco dificil termos a liberdade tão almejada. Temos a liberdade pra tudo, mas sempre precisamos usarmos com cuidado.
Curto a minha vendo a natureza (sol, lua, passaros, flores, pessoas agindo). Sei que muitos não podem ter isso, sei que muitos não tem o direito disso por qualquer motivo carmico.
Gostei do texto!! :)
beijos
Postar um comentário