Pesquisa personalizada

Apreciando pela Uol

sábado, 16 de agosto de 2008

Onde a Essência da Liberdade atua?

A Liberdade vai se mostrar dentro das relações entre as pessoas e essa é uma condição para o crescimento de crianças e de individuos, que deve ser entendida como a capacidade de realização pessoal que o individuo tem atraves de sua psique, ou de sua mente. Isso vai trazer a autonomia e o reconhecimento do seu prórpio potencial e capacidade de se atualizar perante os fatos correntes da vida e com isso a realização de suas necessidades.

A satisfaçaos de necessidades é o ponto x da questão, não pode ter individuo feliz se nao souber conquistar sua satisfaçao Este é o maior desafio da psicologia, isso é o que ela como ciência na prática deve ajudar ao ser humano. O individuo precisa ter ou tomar sua inicativas para que supere as adversidades e conquiste assim sua autonomia e realização. Vão haver tentativas de buscas, ensaios e erros, mas o importante é que o saldo seja positivo para a sanidade mental da pessoa.

Por exemplo se a pessoa não está conseguindo isso sozinha, um bom acompanhamento psicologico, psicoterapia, que coloque o cliente em contato com suas potencialidades, vai facilitar ao paciente a ter mais coragem de experimentar sua liberdade de ação, pois a boa psicoterapia seria uma boa comunição entre o interior das pessoas envolvidas,  tambem criaria o comunicação interior dentro do própio individuo que passa a se ouvir, a prestar atençao em si mesmo e a se dar o valor que a liberdade de açao e de expressão lhe confere.

Nós possuímos recursos para a auto-compreensão e também para modificar auto-conceitos, atitudes e o comportamento autônomo. Tais recursos  serão ativados quando há um clima de atitudes psicológicas facilitadoras. 

 o importante é ensejar condições que possibilitem o indivíduo ser livremente beneficiado pelo encontro interior desses recursos de auto-compreensão que contribuem para a efetiva modificação dos seus auto-conceitos, atitudes e comportamento.

O que importa é produzir condições ao indivíduo se livremente beneficiado, uma vez que ele encontre recursos como ser capaz de se auto-compreender, podendo assim compreender e efetuar a modificação de suas idéias, auto-conceitos, e comportamentos, agir livremente, baseado na sua percepção de si próprio e agir com segurança em suas atitudes.

Temos que ter a consciência de somos livres inclusive para mudarmos atitudes.

A Psicoterapia pode ajudar na descoberta da capacidade inerente e da liberdade em modificar para melhor. a Educação tambem deveria primar por tal, nas Escolas e até nas Universidades, um clima de liberdade e de aceitação dos pontencias dos outros deveria ser a tônica geral.

Talves o grande sucesso de livros de auto-ajuda seja por considerarem que o ser humano traz essas potencialidades dentro de si e não sabem pôr para fora, não dão o devido valor para se utilizar de suas capacidades inerentes a si próprios, nem a educação como um todo desperta para tal realidade.

A essência da liberdade atua a partir de dentro, dessa compreensão, tão pouco reconhecida.

Um comentário:

Jhennifer Cavassola disse...

Costumo dizer que me sinto prisioneira de minha própria ânsia de liberdade! Liberdade, liberdade, só os passaros realmente as têm. Com todas essas regras, toda sociedade em cima é pouco dificil termos a liberdade tão almejada. Temos a liberdade pra tudo, mas sempre precisamos usarmos com cuidado.
Curto a minha vendo a natureza (sol, lua, passaros, flores, pessoas agindo). Sei que muitos não podem ter isso, sei que muitos não tem o direito disso por qualquer motivo carmico.

Gostei do texto!! :)

beijos

Dê cursos online em SUA sala de CONFERENCIA virtual e muito mais!