Pesquisa personalizada

Apreciando pela Uol

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Golpe por Telefone, não caia mais nessa!

Recebi por email, ponho aqui por nunca ser demais rerererere-avisar...

*****

De repente, toca o telefone.

Ligação a cobrar.
Um sotaque nordestino pede pra não desligar, dizendo que é uma promoção conjunta da OI com a Nestlé, e que a ligação é a cobrar para ver quem atende e que isso é parte da promoção.
Identifica-se como PEDRO RAMOS, supervisor de marketing, na sala 4 computador 6 e diz que eu concluí minha tarefa com sucesso (de onde é que ele tirou isso? Seleções do Reader Digest?)
Dá, como numero de contato o telefone 0 (31) (85) 8729-9321.
Me diz que eu acabo de ganhar três meses de ligação gratuita de fixo para fixo no Telemar 31, mais um achocolatado Nestlé, mais uma TV de plasma 42 polegadas com DVD Samsung...
Nesta altura eu pedi pra ele repetir tudo porque eu queria anotar, e fiz ele repetir tudo. Ele começou a repetir e ficou meio perdido, deu pra ouvir alguém falando baixinho perto dele e o ruído de fundo era muito diferente de qualquer telemarketing, eram vozes aleatórias, com conversas dispersas.
Ele acrescentou que o DVD era da Casas Bahia, e acrescentou um jogo de cozinha completa de aço inox Itatiaia. Ainda ia ganhar mais quatro aparelhos celular pré-pago da Motorola V3 com câmera digital (nem eu sabia que esse tipo de celular existe, como é que ELE soube?) e que ia me ser entregue em 24 horas.
Para ganhar tudo isso eu tinha meia-hora para ir num supermercado e comprar os seguintes itens:
Dois produtos Nestlé, diferentes, novos e lacrados
Dois cartões de recarga da OI
Dois cartões Tim pré-pagos
O dinheiro que eu gastasse ia me ser devolvido pela CEF, desde que eu voltasse em meia-hora com tudo isso. Eu teria que dar o código de barras e um numero de identificação de cada produto, para poder ser conferido com o Ministério da Fazenda. Tive uma vontade doida de inventar alguns números, só pra ver o que dava, mas a piada não valia meia hora de interurbano.
Detalhe: não podia desligar o telefone enquanto isso.
Tudo anotado, eu disse que estava esperando um telefonema importante mas que ia retornar.
 
Liguei pra Oi, a menina me disse que esse golpe está sendo muito aplicado, que muita gente já caiu nele e até foi nas lojas reclamar o premio. Pode, Freud?
Disse que já avisaram em radio, jornal, TV, mas, mesmo assim, ainda tem gente que cai nele. A verdade é que a ganância fala muito alto... às vezes eu tenho vontade de culpar o Silvio Santos e o Gugu por causa dessa historia de ganhar muito a troco de nada, mas esse problema é inerente à humanidade, eles só capitalizaram isso. Alias, se não me engano, essa historia começou com a venda de indulgência pela igreja da Idade Média. Até bem antes disso...
 
Aqui é que acontece o golpe.
 
Liguei pra uma delegacia, a primeira que achei no guia telefônico. Disseram que era uma delegacia militar, me mandaram pra outro numero. Nesse outro numero me disseram que, a menos que eu tivesse sido lesado, não poderia prestar queixa.
E ficou por isso mesmo.
Sem comentários.
 
Na minha conta telefônica veio uma fatura de R$19,33. Fazer o que? Imagino o que deve ter passado o pessoal que ficou com o fone ligado meia hora e correu no supermercado.
O numero do telefone conferia. Ele achava mesmo que eu ia ligar de volta.
 
ADENDO FINAL:
Tem um seriado na TV a cabo, chamado HUSTLE (O Golpe). É interessante de se ver, mas o mais interessante é que eles batem numa tecla o tempo todo: NUNCA DÊ UM GOLPE NUM HOMEM HONESTO. Isso é porque golpes só funcionam em gananciosos, gente que espera ganhar muito a troco de pouco. Conhecem alguém assim?

Um comentário:

Anônimo disse...

é .. em um Pais que temos os politicos que temos , as Leis que temos..é como estimular cada vez mais esse tipo de coisa ! as autoridas nem se preocupam , nem se dão ao trabalho de registrar uma queixa , infelizmente esse é o Brasil .

Dê cursos online em SUA sala de CONFERENCIA virtual e muito mais!